Usando um pequeno plugin de exibição de imagens rotativas ou banners rotativo.

O módulo “fix-banner” é um pequeno trecho de códigos ou plugin do WordPress que nasceu da necessidade de poder postar uma imagem geralmente no formato de anuncio em vários locais do site sem ter que recorrer a os plugins pesados que disponibilizam um monte de funcionalidades mas que quase sempre não atende ao que queremos exatamente.

Trata-se de um tipo de postagem, portanto, um CPT do WordPress (ou Custom Post Type). Então, podemos definir que é uma forma de postar uma imagem e permitir que tal imagem possa ser exibida em outros locais do site. As imagens podem ser do tipo png, jpg ou até mesmo gif (animado ou não).

Para começar a funcionar, basta criar um post do tipo “banner“, definir uma imagem destacada, em seguida definir onde a imagem (do post) será exibida. isso é feito ao definir a categoria “Banner-Point”.

Para determinar qual post, (nesse caso, qual banner) ira ser exibido, define-se uma “categoria” específica e depois cola-se um shortcode no local apropriado de modo que naquele local apenas irá ser exibido as imagens “setadas” ou filtradas daquela determinada categoria.

Exemplo:

No shortcode abaixo o “fix_banner” é a função que chama os posts do tipo banner e o “set_local=local1” indica que é para exibir somente as imagens destacadas dos post que está na categoria “local1”

[fix_banner set_local=local1 ]

Assim sendo, podemos cadastrar um novo post (ou banner) e definir a categoria “local1” para essa nova postagem. Então todos os post com essa categoria serão exibidos no local onde foi colado esse shortcode sendo que havendo mais de um post com a mesma categoria os mesmo ficam se revesando aleatoriamente sendo exibido apenas um por vez.

No vídeo acima, um exemplo de uso do plugin fix-banner
que pode ser visto em https://demo1.dev.hostfix.com.br/

 

Tal como mostrado no vídeo acima, as imagens ficam no modo rotativo.

O que faz as imagens serem exibidas é o filtro. Portanto, pode-se cadastrar quantos banners forem necessários e exibir determinados banner em certos locais. é por isso que foi criado o filtro que fica disponível no lado direito de cada edição de post.

Para cadastrar novos banner ou editar um banner existente, acesse seu WordPress em modo admin e clique na aba Banners (menu lado direito).

 

Instalando o plugin

No momento, o plugin básico está disponível no Github. Esta foi uma forma fácil que encontramos para disponibilizar esse plugin para quem quiser usar e ao mesmo tempo possibilitar os ajustes ou adição de recursos. O plugin está configurado de modo a permitir a atualização baseado no mesmo repositório do Github onde é feito o download de instalação.

Acesse:https://github.com/fixonweb/fix-banner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *