FIXONWEB

Tecnologia da Informação

Além do WordPress existe o WordPress Multi Sites

Quando o assunto é WordPress, a maioria trata apenas de recursos existentes em temas e plugins, que, aliás, já resolve quase tudo em se tratando de um site com visual bonito, moderno e seguro. Mas e se isto não for o bastante? Conheça um recurso poderoso que estende a capacidade de criar um portal rápido, seguro e de fácil manutenção - WPMU.

O que é WPMU?

No meu entendimento, ou seja, em minhas próprias palavras, multi sites significa ter vários sites, sendo que, trata-se apenas de um único site, mas que pode funcionar como se fosse vários. Digo isto porque o administrador root pode conceder acesso de admin para um sub site que por sua vez terá acesso somente aquela parte concedida. Isso é muito útil quando precisa-se atribuir uma função de manutenção apenas para uma parte do site, de modo que diversas pessoas podem ser responsável pela manutenção sem interferir ou ter acesso a outras áreas que não seja de competência dessa pessoa.

Como e quando se aplica alterar um site convencional para um site WPMU do WordPress?

Um cenário hipotético: João tem um site, com vários recursos integrados tais como um sistema de newsletter, área de cursos, um sistema de controle de propostas, muitos artigos e posts além de área de downloads. João reclamou que seu site estaria lento devido a ter esses recursos ativos. João precisou usar muitos plugins de diversos setores e funcionalidades distintas. Sendo assim, notei que o site de João carregava muitos recursos ao mesmo tempo, sem que tais recursos fossem necessários a primeiro momento.

A solução apresentada para o site de João foi dividir o site em um site WPMU que teria uma área principal, uma área de cursos, uma área de Newsletter e uma área de Controle de Propostas. Então cada área acessada consumiria apenas seus próprios recursos e os usuários cadastrados estariam disponíveis apenas na área de interesse, não sendo possível acessar outras áreas.

Outro fator importante é o fato que João gostaria de disponibilizar seu site em mais dois idiomas e já não o fez porque isso exigiria a instalação de mais plugins acarretando ainda mais a lentidão do site. Com os recursos oferecidos no WPMU pode-se usar, por exemplo, sitedojoão.com.br/en/ para a versão em inglês e sitedojoão.com.br/fr/ para a versão em francês sem encarecer recurso extras onde cada sub site carrega seus próprios plugins e não todos os plugins tal como na versão mono.

Casos reais de uso do WordPress Multi Site

1 – Já faz alguns anos que prestei serviços para o site https://reachfor.com.br/ onde havia uma necessidade de ajustar um plugin de tradução de idioma e depois de alguns testes, sugeri a modificação do site para o modo WPMU do WordPress, que após ajustado passou a ter três sites sendo o principal em português e os demais em inglês e francês.

2 – Este site aqui, parece uma instalação comum do WordPress, mas também está no modo WPMU muito embora tem sub sites restritos que nem aparece para visitantes, mas, dependendo do login aplicado, o redirecionamento é feito para uma área que jamais aparece para visitantes sem login. A única área WPMU que deixei visível foi a parte do modo em inglês que permanece como ultimo item do menu principal.

Landing Pages no modo WordPress WPMU

Se você trabalha oferecendo produtos e serviços e vez ou outra precisa de novas LPs (landing page), o modo Multi Sites pode ajudar muito porque as páginas, estando isoladas, irão carregar apenas o que for relacionado a página em questão, ignorando assim todos os outros recursos desnecessário ao foco da Landing Page, portanto, é um recurso que ajuda a converter melhor.

Índice

Leia também

Tecnologia da Informação

34.573.514/0001-58

Fale conosco

(81) 9 9423 4910

(81) 9 9423 4910

Siga-nos

© 2020 - 2023 | Fixonweb