FIXONWEB

Tecnologia da Informação

Porque seu site está lento?

Recentemente um cliente me procurou dizendo que seu site (desenvolvido por outra empresa) teria que carregar no máximo em 4 segundos, o que não tava acontecendo porque se passavam no mínimo 10 segundos até a página principal pudesse ser exibida. Eu fui averiguar para ver as causas e concluí que:

1 -Temas maravilhosamente lindos mas pesados

As pessoas costumam comprar temas no Envato porque são lindos e relativamente baratos, mas não se dão conta que, usar temas pronto pode, a primeira vista, ser uma ótima solução, porem, passa despercebido que os recursos visuais têm um preço alto. Eu entendo isso e aceito até porque, se não fossem tão bonitos, não iriam vender. Somando isto, a maioria dos temas tem aqueles Slides na primeira secção da página inicial, o qual, não percebem que são três ou quatro recursos de carregamento de imagens, aguardando ser totalmente carregado para só então a página inicial ser exibida. E só isso, já é um agravante importante para o carregamento rápido. Não que não possam usar Slides, mas, que, usem slides, não tão grandes e sim, poucos Slides, tais como no máximo três.

Então, qual seria a solução correta para carregamento rápido usando temas bonitos e modernos?

Uma solução viável seria: Criar o site do zero, com tema próprio (Usando o Elementor Pró, por exemplo), porém, inspirado no tema escolhido, de modo que o resultado possa ser comparado com o tema do Envato, porém, muito bem otimizado. Em alguns casos de sites existentes, melhor mesmo é passar tudo a limpo. Assim, o site iria ficar leve, e iria atender no sentido de aspecto visual, além de permitir descartar um monte de plugins desnecessário e que mais pesam do que atendem.

2 – Hospedagem compartilhada. O barato que sai caro

Somos bombardeados todos os dias com anúncios de hospedagens para web sites baratas que prometem o melhor dos mundos a um preço irrisório, mas, não vejo as pessoas falando dos requisitos necessários para um bom desempenho de abertura de um site. Sites lentos recebem tão rapidamente quanto se despedem do visitante. Imagine que alguém está pesquisando um termo na web e aparece lá, na lista, seu site, que ao clicar, demora horrores para abrir, e as pessoas já descartando seu site, vão ver o próximo item da pesquisa e pronto. Simples assim. Você acaba de perder uma possível venda e seu concorrente agradece. Economizou na hospedagem, mas perdeu em vendas. Essa conta nunca fecha.

Portanto, se a ideia é apenas compartilhar textos em um blog e que, a retenção, engajamento ou venda não é um fator importante, uma boa escolha é começar com um site clean em uma hospedagem barata porem confiável. Ao contrário disto, se o objetivo é aumentar o engajamento da sua audiência e consequentemente aumentar o faturamento, então, considere reservar uma verba mensal suficiente para investir em ferramentas de otimização de sites, mão de obra especializada e hospedagem mais profissional, como contratar o Google Cloud, Amazon AWS, Digital Ocean e tantas outras que deixam seu site apropriadamente profissional. Seu índice de venda e faturamento irão agradecer.

Índice

Leia também

Tecnologia da Informação

34.573.514/0001-58

Fale conosco

(81) 9 9423 4910

(81) 9 9423 4910

Siga-nos

© 2020 - 2023 | Fixonweb